sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Monólogo Ao Pé Do Ouvido - Nação Zumbi

Olá, 
Mais uma música decifrada hoje. Vou continuar com Nação Zumbi.
Hoje decifraremos: 

Monólogo Ao Pé Do Ouvido - Nação Zumbi



No Cd essa música vem acompanhada de "Banditismo Por Uma Questão de Classe", mas ela é utilizada como uma introdução ao cd "Da Lama ao Caos".
Vamos à análise:

Modernizar o passado
É uma evolução musical
Cadê as notas que estavam aqui
Não preciso delas!
Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos

(Nessa parte, Chico Science inicia falando sobre como as letras antigas ainda são muito bem interpretadas para os dias de hoje, e ainda são muito bem lembradas.)

O medo dá origem ao mal
O homem coletivo sente a necessidade de lutar
o orgulho, a arrogância, a glória
Enche a imaginação de domínio
São demônios, os que destroem o poder bravio da humanidade

(Agora ele cita sobre a necessidade natural do homem em lutar. Quando se sente medo, se tem coragem para defesa. Quando se tem um grupo grande, tem-se a necessidade de lutar por comida, por companhia, por qualquer coisa que tenha que ser dividido. O Instinto do homem o leva ao "orgulho", "arrogância" e "domínio". Fala também sobre as pessoas que atacam esses homens (policiais, exército...) que destroem esse "poder bravio" e são enviados por governantes.)

Viva Zapata!
Viva Sandino!
Viva Zumbi!
Antônio Conselheiro!
Todos os panteras negras
Lampião, sua imagem e semelhança
Eu tenho certeza, eles também cantaram um dia.

(Zapatafoi um líder importante na chamada Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz. Considerado um dos heróis nacionais mexicanos.
Sandinofoi um revolucionário nicaraguense líder da rebelião contra a presença militar dos Estados Unidos na Nicarágua entre 1927 e 1933. Rotulado como bandido pelo governo dos Estados Unidos, suas ações torná-lo-iam um herói em grande parte da América Latina, onde é considerado um símbolo da resistência à dominação estadunidense.
Zumbi:  foi o último dos líderes do Quilombo dos PalmaresZumbi é hoje, para determinados segmentos da população brasileira, um símbolo de resistência. A data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra.
Antônio Conselheirofoi um líder social brasileiroFigura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1897.
Panteras Negras: Partido negro revolucionário estadunidense, fundado em 1966 em Oakland - CalifórniaOs Panteras Negras tornaram-se eventualmente um grupo revolucionário marxista que defendia o armamento de todos os negros, a isenção dos negros no pagamento de impostos e de todas as sanções da chamada "América Branca", a libertação de todos os negros da cadeia, e o pagamento de compensação aos negros por séculos de exploração branca
Lampião: Foi um cangaceiro brasileiro. No nordeste do Brasil, Lampião é conhecido como o Robin Hood do agreste brasileiro, que roubava de fazendeiros, políticos e coronéis da época do coronelismo brasileiro para dar aos pobres miseráveis, que passavam fome e lutavam para sustentar famílias com inúmeros filhos.

O que eles têm em comum??? TODOS eles lutaram pelo povo, TODOS eles lutaram contra seu governo corrupto e elitista. TODOS eles são líderes de revoltas que mudaram a história de seus países de origem.)



********************************************************************
Mais uma vez, deixo claro aqui, qualquer dúvida, sugestão ou reclamação será bem vinda nos comentários, para sempre melhorarmos.

Então, até a próxima.
Karol Almeida.

Fontes:
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=hYytZEO-GAA
Letra: http://letras.terra.com.br/nacao-zumbi/77649/
História:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emiliano_Zapata
http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_C%C3%A9sar_Sandino
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zumbi_dos_Palmares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Conselheiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Panteras_Negras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva



9 comentários:

  1. dizer que Virgulino lutava pelo povo, é no mínimo desonesto .....

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, me ajudou a estudar essa que é uma das obras do PAS. Agradeceria se você fizesse uma análise parecida de "Banditismo por uma questão de classe"

    ResponderExcluir
  3. Acredito que na primeira parte "Modernizar o passado/É uma evolução musical" eles também se refiram aos experimentalismos musicais que são característicos da banda e do movimento Manguebeat do qual fazem parte.

    ResponderExcluir
  4. nessa parte final: ..."eu tenho certeza, eles também cataram um dia"...

    Chico quis dizer que, se ele (chico) nunca fez revolução, pelo menos ele (Chico) tem algo em comum com eles (citados), já que eles (citados)também um dia já cantaram...

    ResponderExcluir
  5. O homem coletivo sente a necessidade de lutar

    Discordo da interpretação dessa parte. Com certeza Chico quis dizer que o homem, ao perceber-se parte de um todo e um ser coletivo, sente a necessidade de lutar em prol desse coletivo e não mais só por ele mesmo, ele perde essa visão individualista do cada um por si que reina nos nossos tempos e se vê enquanto parte de um todo social. Tanto é que logo depois ele cita uma série de figuras que lutaram justamente esse combate, anarquistas, revolucionários, libertadores, pessoas que resistiram e lutaram por ideais coletivos.

    ResponderExcluir